sexta-feira, 8 de junho de 2012

Menina Sorriso

Eu estava no samba quando um sorriso iluminou a noite.

.........

O samba é a manifestação musical mais autêntica que eu conheço. Adoro ver as pessoas se transformando em cantores e ritmistas ao som de qualquer cavaquinho, de qualquer surdo, de qualquer tamborim. Descobri o samba ainda novo. O gosto musical do meu pai teve em mim uma imensa influência, principalmente pelo seu ecletismo. Papai adorava as manhãs de domingo. Ele acordava e ia para a sala com os discos comprados na Gramophone no dia anterior e começava a gravar as fitas cassete que ele escutaria durante a semana no vai e vem do escritório para seus restaurantes preferidos e para casa e também as fitas com que ele presentearia as amigas da vez. Meu pai era um sedutor e seduzia com a música de uma forma brilhante.

Eu acordava com a música alta e levantava em busca daquele som que me levaria a meu pai. Aquela sala de estar virava minha sala de aula e meu pai, meu professor. A cada música, um comentário, sempre com alguma informação surpreendente. Coisas como: - Fulano gravou essa música em resposta a uma provocação feita por sicrano e descobriram que essa "briga" vendia muito mais discos do que a falta dela. E a partir de então compuseram, cada um, cerca de 10 músicas, todas de sucesso e todas comemoradas pelos dois amigos juntos com muito whisky em algum bar da cidade. E ria das histórias que ele regava com charme e inteligência enquanto contava para o filho que sorria de orgulho e de amor por aquele homem tão único.

Entre as músicas clássicas, o jazz, o folk americano e tantos outros estilos surgia invariavelmente o samba. E eu era tão menino que não tinha tido tempo de criar preconceitos idiotas. Ouvia, aprendia, sorria e aproveitava as lições de todos os finais de semana. E foi assim que comecei a conhecer e a gostar do ritmo mais brasileiro que existe.

...........

Naquela noite de domingo, em um samba no Leblon, fiquei por perto da roda formada por músicos tão queridos que já haviam se tornado amigos. Soltava minha voz no meio de tantas outras com medo de errar a letra e gingava (duro) sem sair do lugar. Foi quando um sorriso iluminou a noite e minha atenção deixou o samba para olhar a menina que sorria seu sorriso lindo.

Perdi completamente a concentração no samba. Aquele sorriso era encantador demais e minha cabecinha de poeta foi atraído para ele e sua dona como um metal é atraído para um imã. Curti os momentos que antecedem a corte, tracei uma reta para a moça sem pensar no que eu faria e, na sua frente, disse: - Boa noite, sabe o que é? Alguém precisa dizer hoje que você é linda! e me apresentei e saí deixando a moça com o sorriso no rosto pensando na frase dita de um só fôlego pelo menino-poeta que vive em mim.

Ainda naquela noite, fomos apresentados e conversamos e continuamos conversando depois pela internet dos nossos tempos, ainda que de forma esparsa e sem expectativas de lado a lado. Passei a chamá-la de "Menina Sorriso".

Os dias passaram e em um deles descobrimos que haveria outro samba e combinamos de nos encontrar lá. E nos encontramos e gostamos de estar juntos e combinamos um cinema para depois e fomos. Eu a assisti mais do que ao filme e ela sentiu meu olhar queimando seu rosto e nos encantamos um com o outro de um jeito lindo, simples e verdadeiro.

O sorriso dela e o meu se transformaram em pura alegria e imenso prazer de estarmos juntos.

A Menina Sorriso me tomou de assalto e preencheu todos os meus vazios de forma rápida e intensa. Irresistível para o meu menino-poeta, sempre em busca da intensidade dos dias e das noites. Ela apresentou a ele novos sambas e velhos sambistas. Encheu sua vida de atividades sociais que iam de uma visita a Cadeg até um encontro na Pedra do Sal, berço do samba carioca, passando por viagens, exposições, almoços, bares, cinemas, shows e qualquer outra atividade que pudesse ter chamado a atenção dos dois.

Foram meses felizes. Mas o destino não os queria juntos ou, pelo menos, não daquela forma e a paixão avassaladora se transformou em uma linda amizade e no mais simples e mais importante bem-querer que pode haver entre duas pessoas.

........

Ainda ontem encontrei a Menina Sorriso e fiquei feliz por ela existir e por continuar sorrindo.


4 comentários: